segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

MÚSICA INTERNACIONAL E SUA INFLUENCIA NO CENÁRIO MUSICAL BRASILEIRO



MÚSICA INTERNACIONAL E SUA INFLUENCIA NO CENÁRIO MUSICAL BRASILEIRO






A música internacional tem exercido, ao longo dos anos, uma influência incrível no trabalho de muitos cantores, bandas e ministérios no Brasil, isso pode ser visto à cada novo trabalho lançado aqui em nosso país.
Essa influência “gringa” trouxe muitas mudanças no formato de composição, nos ritmos, até estilos musicais foram adaptados ou adquiridos de alguns anos pra cá, isso é facilmente percebido se compararmos o que era produzido há 15 anos atrás, hoje, é notório uma sonorização bem diferente do que se fazia antigamente. Isso é bom por um lado devido às melhorias na qualidade musical imposta por eles, tanto em produção quanto em arranjos, técnica, dentre outras coisas.
Claro que, muitos permaneceram no estilo de produção que faziam, como música tipicamente brasileira, e não se deixaram influenciar por essa “nova onda”, outros preferem fazer um pouco de cada coisa, mas isso é assunto pra mais tarde.
Hoje vamos falar um pouquinho dessa influência em muitos trabalhos disponíveis no cenário musical cristão.
Pra começar quem não lembra de Hosanna Music que invadiu literalmente o Brasil no início dos anos 90 com Ron Kenolli, Don Moen e outros? Ou Petra, uma das maiores bandas de rock cristão de todos os tempos? Ou do maior expoente da música cristã no mundo: Michael W. Smith? Esse último até hoje tem suas músicas sendo traduzidas e gravadas em vários CDs no Brasil. Além do quase obrigatório repertório do ministério australiano Hillsong cantado nas igrejas de todo o mundo.
É meus caros, faz tempo que somos influenciados por música estrangeira, hoje em dia é muito comum vermos a cada lançamento uma, duas e até mais versões dessas músicas cantadas em português, podemos citar nomes como David Quilan, Adhemar de Campos, Fernandinho, Aline Barros, Fernanda Brum, Ronaldo Bezerra, Quatro por um, Diante do trono e muitos e muitos outros que incluem em seus repertórios versões de músicas estrangeiras.
Como maiores influenciadores podemos citar como exemplos:Michael W. Smith, Delirious? Sonicflood, Tim Hugges, Jaci Velasquez, Mercy Me, Kirk Franklin, mas não podemos esquecer dos latinos: Jesús Adrian Romero, Coalo Zamorano, Danny Berrios e muito mais.
Isso podeaté ser chamado de globalização musical no meio cristão, mas eu, particularmente, vejo como uma união de ministérios, um povo que canta a mesma canção ao Senhor, uma mesma visão de reino, uma noiva que está unida e coesa em adorar seu Cristo amado que está às portas para vir buscá-la.
Que todos possamos adorar ao Senhor, seja com música americana, australiana, inglesa, latina ou brasileira, o importante é que o nome de Jesus seja propagado nos quatro cantos desse mundão e possamos abreviar a volta do Senhor o mais rápido possível.

3 comentários:

  1. This is what i am looking for ........really you made my day.
    Igreja Crista Brasileira Biloela

    ResponderExcluir
  2. You share a lot of precious info with that blog but if you wants more then follow Igreja Crista Brasileira Biloela it and you improve your knowledge more about Lord Jesus.

    ResponderExcluir
  3. É tão forte e lindo, cantar traduzida aquela canção Internacional e mais lindo ainda nós Brasileiros cantar inglês. É maravilhoso colocar arranjos internacionais sentir aquela emoção 💖

    ResponderExcluir